quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Quem fala assim não é gago. É patriota...

Eu não sou monárquica, mas estou em vias de me tornar.

"A monarquia fez Portugal e criou um Império; a República acabou com o Império e está em vias de acabar com Portugal."

Carlos Azeredo (General)

1 comentário:

Piko disse...

Pois é amigo Leiria, isto dito assim de sopetão até poderá colher adeptos, mas quanto a mim a coisa não é assim tão simples, como diz este nosso compatriota!
Claro, que, quando se ouve um general fazer uma afirmação com este teor, a primeira coisa que nos ocorrerá é ficarmos calados, porque sempre terá sido assim, mas parece-me que as coisas não podem ficar sem resposta, ou pelo menos merecem as explicações de semelhante afirmação e o snr. general não tomou por esse caminho. Vejamos com seriedade todo este problema recorrendo à nossa História e estou à vontade, porque também sou português e gostaria imenso que tanto a Monarquia como a República tivessem sido sempre dois bons sistemas políticos para o povo português e que infelizmente não foram...
Não irei aqui recontar a História do nosso país, mas recorrendo aos factos para relembrar que a implantação da República em 1910 só aconteceu devido ao mau desempenho monárquico naquela precisa ocasião e só quero reforçar com outra ideia que é em tudo idêntica e que surge mais tarde com o 25 de Abril, que só aparece e sai vitorioso porque o regime ditatorial estava a desmoronar-se... Ou seja, "não se pode rir o roto esfarrapado do sujo mal lavado", porque os dois sistemas tiveram um mau desempenho, doa a quem doer e afirmar o contrário será incentivar guerrinhas e divisões que só atrapalham e confundem ainda mais os portugueses.
Um abraço para ti Leiria e acredita que é do coração que vos desejo tudo de bom aí para o Canadá!
PIKÓ