quinta-feira, 24 de junho de 2010

Maleita do Carlos - diabetes


Pelo que li do que a médica diz, grande camarada, tu não tens as diabetes tipo 2, como normalmente acontece quando se adquirem numa idade como a nossa. Por isso, como provavelmente terás que levar injecções então é considerado tipo 1, como os que nascem diabéticos, mas não há que desanimar por ao mudar-se o estilo de alimentação consegue-se evitar outras doenças graves que esta poderá arrastar. No meu caso, agarrava-me à Net e pesquisava o que diz a medicina tradicional e também a alternativa: tal como a naturopatia e holopatia entre outras… Lógico que como peixinhos morremos pela boca, assim diz o povo. Já tive mais conhecimento sobre o assunto, mas como não me tenho envolvido nisto ultimamente, vou navegando no rio do esquecimento… Na família; o meu pai e três irmãos foram diabéticos, com dois ainda vivos. Aqui o grande problema são as pessoas não conseguirem levar o respectivo programa a sério para o resto da vida… então recorre-se à conveniência da droga que na realidade não cura, simplesmente controla os sintomas, tais como dores etc., etc. … Não deixando estes de causar efeitos secundários! Diabetes é uma doença considerada moderna assim como o estilo de alimentação do homem o é também. Sabemos que o pâncreas, por diferentes razões incluindo a sua própria auto-rejeição alérgica é glândula mais envolvida. O pâncreas (rejeita); deixa de ter a habilidade de produzir a hormona de nome insulina. A grande missão da insulina no corpo, é como se fosse uma chave mágica a abrir as células da absorção, da glicose do corpo, rica em vitaminas minerais, ácidos essenciais entre muitas outras substâncias que é o alimento/glicose que nos vai alimentar o corpo… Logo que a insulina não é produzida com regularidade, essa glicose ou seja o açúcar que o corpo foi buscar aos alimentos, para ser usado como alimento celular, passa a circular na circulação sanguínea causando mil e um problemas nos órgãos do corpo, incluindo a predisposição ao estado de coma que, segundo dizem, sente-se doçura antes de se cair nela!
Aconselho também a adquirir-se uma tabela de glicemia na Net e seguir uma alimentação de produtos com teor ‘glicémico’ baixo… quando se diz baixo quer dizer que a velocidade de absorção seja a mais baixa possível. Acabar duma vez por todas com os alimentos processados - os alterados pelo homem, muito em especial o que derivar de farinhas refinadas; tudo o que venha em latas, pacotes e caixas. Agora dirão com certeza que, sem essas coisas, nada mais se tem para comer!? Mentira! - Alimentos vivos – os que foram empacotados por Deus, encontram-se por todo lado… Esses é que são os verdadeiros, tais como: vegetais, legumes, frutas e se possível, todos biológicos. Frutas, comidas sempre com casca depois de bem lavadas, porque a casca vai reduzir a velocidade de assimilação e a frutose, ou seja a qualidade do açúcar da fruta, o qual como qualquer alimento, com açúcar ou não, passará ao estado glicose que é o açúcar que o corpo modificou, com os sucos gástricos e a bile do fígado entre outras, para só assim poder ser absorvido pelas células.
Ao entrarem num supermercado invertam a equação dos valores alimentares com outros alimentos. Ex., Dos 100% das compras gastem de 60 a 80% nas verduras e frutas e os 40% no resto que foi processado; alterado pelo homem… diria que ao compra-se esses produtos alterados, seria mais para dar o gosto à comida do que outra coisa… Fugir de tudo o que seja frito; para se fugir ao colesterol; usar óleos de peixe, ou azeite puro sem nunca ser fervido, para não serem hidrogenados com a fervura, como o óleo das farturas nas feiras que tem um cheiro característico de ter sido fervido muitas vezes…é simplesmente horrível para a saúde cardiovascular! Morte à vista, camaradas, não tenham dúvidas.
Nozes, amêndoas, sementes tragáveis de todo o género logo não sejam processadas etc., etc.
O que mando aqui, foi um pequeno resumo do meu conhecimento não pesquisei nada para o fazer. Isto não é mais do que o meu básico conhecimento como homem leigo que me considero, não percebo nada de nada, simplesmente tenho curiosidade em saber o “porquê” das coisas…
A oportunidade, hoje, de se aprender é a mais avançada e única de sempre! Amanhã, outras coisas se dirão! (…) No link em baixo, podem ver uma tabela a qual deve ser estudada para uma melhor compreensão.
Não esqueçam, quanto mais baixo o número do índice de absorção melhor…

Saúde a todos!


Instrucoes: depois de abrirem o link....
Na barra da esquerda clicar, “edição portuguesa” ao abrir clicar em “MEDICAL", depois em "artigos médicos dos vários aparelhos”. Clicar em "Doenças metabólicas... (diabetes etc.)". Clicar depois no “Porque engordamos o que é o índice do açúcar” ao meio em cima aonde fala no Miguel e Gaspar... Leiam que vale a pena. Aqui há muito para se ler... Boa leitura.

3 comentários:

Tintinaine disse...

A minha Diabetes para já só está na cabeça da médica. Há 10 anos que anda à bulha comigo para me convencer a tomar medicamentos e eu sempre a resistir. Decidi que não quero participar na engorda das companhias que produzem fármacos.
Desde há 10 anos que o teste de glicose dá um resultado de 100 a 125 e nem sequer se nota um aumento progressivo. Este ano, pela primeira vez, deu 130. Claro que acho isso mau, mas não grave. Se eu tivesse 50 anos ficaria à rasca. Com 66 feitos já tenho o meu caminho percorrido, os netos já são crescidinhos (não tarda roubam o lugar ao avô) e tanto se me dá morrer com muito ou pouco açúcar nas veias. Com tantos exemplos de AVC, enfartes de miocárdio, cancros em tudo o que é sítio, eu não acredito que vá ser o danadinho do açúcar a acabar comigo.
Só fico com pena de não poder vir aqui escrever o relato do acontecido, quando tiver passado por essa porta que só tem puxador do lado de cá!

Valdemar Marinheiro disse...

Os meus Sinceros Parabéns pelos teus conhecimentos, os quais te tornaram possivel as doênças meios de a poder combater, não curá-la, mas estacioná-la.
Claro que tudo só pode fncionar se o doente cumprir com as instruções.
Nas nossas reuniões de Alcoologia dá-mos vários exemplos, o funcionamento do pancreas etc.
Li e reli e voltarei a consultar sempre que dele necessito.
Termino como comecei:- parabéns pelo artigo é de excerlente qualidade sendo fácilíssimo perceber e é sempre bom saber se pode optar, por um ou outro tratamento.

Observador disse...

Grande aula Amigo Leiria, mas pela reacção do Tintinaine parece que não «pega de estaca» , e o maior problema é que não é só a Diabetes, ele ontem apresentou uma lista e qual delas a pior, por isso parece que a rapaziada vai ter que insistir muito para que ele aceite fazer alguma coisa pela sua saúde.
Um abraço
Virgilio