quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Obama foi a Lisboa como um Cruzado!

“Si vis pacem, para bellum” "Se queres a paz, prepara-te para a guerra!”

Por Manuel Luciano da Silva, Médico


...oOo...
Quando o Presidente Obama estava a falar em Portugal na reunião da NATO (Novembro 19 e 20 de 2010), eu lembrei-me do Primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, em 1139 quando ele foi aclamado Rei de Portugal.

Ninguém naquela reunião da NATO em Lisboa disse francamente porque é que estavam a realizar a aliança dos Estados Unidos e Canadá com os 28 países da União Europeia e pela primeira vez na História da Humanidade conseguirem também uma aliança com a Rússia. Porquê tamanha aliança? Metade do mundo!
Porquê? Por causa da ameaça dos muçulmanos, dos islamistas, dos mouros, dos terroristas.
Pois em 1139 o Primeiro Rei de Portugal enfrentou o mesmo problema!

As três religiões
No Médio Oriente foi o sítio onde nasceram as três maiores religiões que existem no mundo ocidental:
(1) Judaísmo há 5 mil anos. Começou na Mesopotâmia, passou à Palestina e Israel. Descrição na Bíblia. Origem do Velho Testamento, com 39 livros.
(2) Cristianismo - há dois mil anos com a Crucificação de Cristo. Origem do Novo Testamento mais 30 livros.
(3) Islamismo – fundado por Maomé, no ano 570 em Meca. O Livro Sagrado dos mouros é o Corão.
Maomé, Profeta, tornou - se chefe religioso e chefe politico. O que é a Guerra Santa ou Jihad dos muçulmanos?

Com a Guerra Santa ou Jihad, os árabes conquistaram o Médio Oriente, o norte de África, tomaram conta da Península Ibérica em 711. Estiveram em Portugal e Espanha 700 anos. Foram expulsos e Portugal em 1249 pelo Afonso III, quando os portugueses conquistaram os 7 castelos do Algarve. Em Espanha foram expulsos em 1492, Dia do Ano Novo.

Conquista de Lisboa aos mouros
A Conquista de Lisboa aos mouros em 1147, foi feita com a ajuda dos Cruzados que iam para a II Cruzada que eram na sua maioria monges Cistercienses da Burgandia, França, que iam a caminho de Jerusalém. Pararam em Portugal para se abastecer e o Rei Afonso Henriques pediu-lhes ajuda para lutar conta os mouros e assim conseguiram conquistar Santarém e Lisboa.

O Rei de Portugal como prémio deu a estes Cistercienses terras e dinheiro para construir a maior igreja de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça. Nesse grupo vinha o Monge Bernardo que depois se tornou São Bernardo. Este Santo é o patrono da Igreja de São Bernardo em Assonet, Massachusetts, que fica a três milhas do Museu da Pedra de Dighton.

Desde 1147, quando Lisboa foi conquistada até agora 2010 vão 863 anos.

Obama foi a Lisboa para o Mundo Ocidental se prevenir contra as ameaças dos árabes, dos mouros. dos terroristas. Esta é a razão principal da grande expansão da NATO. Se um país membro for atacado é como se todos as nações da Aliança da NATO sejam atacadas.

Porque é que se deram as Cruzadas?
As Cruzadas foram de 1100 até 1300. Duraram 200 anos. Porquê?
Em 1090 o Imperador Bizantino de Constantinopla, onde existia a Sede da Igreja Ortodoxa, pediu ao Papa Urbano II de Roma, para o ajudar a reconquistar Jerusalém, porque os mouros tinham conquistado aquela cidade onde estava o Santo Sepulcro, onde Cristo foi sepultado.

O Papa Urbano II fez um sermão num Concilio de Bispos o qual causou um interesse geral através Europa, por motivos religiosos, de poder, de riqueza e de conquista de terra e daí nasceram as Cruzadas ou Guerra Santa Cristã.

Primeira Cruzada foi em 1099
Segunda em 1144 que levou a conquista de Santarém e Lisboa.
Terceira em 1189
Quarta em 1201
Houve seis cruzadas. Conquistaram Jerusalém, mas perderam-na outra vez.
Formação de organizações religiosas. Os Templários e os Hospitalares.
Templários estabeleceram-se em Portugal, quando em 1162 o Grão-Mestre dos Templários, Dom Gualdim Pais, iniciou a construção do Convento de Tomar.

Antecedentes do Império Romano
Roma começou como uma Povoação no ano de 509 Antes de Cristo. Cresceu e tornou-se uma República até ao ano de 27 da Era de Cristo, quando o Octaviano se intitulou Augusto, o Primeiro Imperador. O Império Romano do Ocidente colapsou ano de 476, mas Império Romano do Oriente durou até ao ano 1453.

O Império Romano estendia-se desde a Inglaterra até à Índia, incluindo a Península Ibéria, Egipto, Turquia. Israel. Palestina. Irão, Iraque e até à Mesopotâmia. (Europa e o Médio Oriente)

Poder Militar do império Romano durou 1426 anos. Chegou a ter 300 milhões de habitantes. A área de território ocupado pelo Império Romano equivale hoje a 49 nações independentes na Europa, no Norte de África e Médio Oriente.

Línguas oficiais do Império Romano eram o Latim e o Grego. Hoje 53 % do inglês tem palavras latinas.

Coisas Extraordinárias do Império Romano
Arquitectura: edifícios, pontes, aquedutos, coliseus, cloacas, termas, canalizações, código romano, gladiadores, cidadãos de Roma. Foi durante o Império Romano que se começou a usar o aperto de mão. Circus Maximus levava 180,000 espectadores.

Lisboa foi fundada 1200 anos antes de Cristo pelos fenícios. Lisboa é muito mais antiga que Roma, que Paris e que Londres.

No ano 27 da era de Cristo, Augusto tornou-se o primeiro Imperador Romano.
No ano 313, o Imperador Constantino decretou que o Cristianismo passava a ser a religião oficial do Império.

Em 476 o Império Romano partiu-se: em Oeste e Leste
Oeste com a capital em Roma Católicos Apostólicos Romanos.
No leste Ortodoxos com a capital em Constantinopla. Grécia, Turquia e Egipto

Em 476 deu-se a queda do Império Romano do Ocidente.
Mas ainda hoje em todo o mundo existe a influência do Império Romano!

“Si vis pacem, para bellum” = “Se queres a paz, prepara-te para a guerra!”

É um provérbio do Império Romano que ainda hoje tem valor! 

1 comentário:

Valdemar disse...

Essa Cimeira da Nato, no meu entender, só serviu para os presidentes encherem a barriguinha com os bons petiscos portugueses, e a julgar por uma foto publicada no blogue do Valdemar (onde se vêem três presidentes com uma santa piela) para também matarem a sêde com o nosso vinho verde(raios os partam!)... Sobre quando os portugueses (nortenhos) atacaram Lisboa... Bom, isso foi no tempo em que a ementa das tropas do Condado Portucalense só constava de CASTANHAS... Um exemplo bem claro foi quando o Martim Moniz, homem forte e barrigudo, se entalou no portão do Castelo de São Jorge e não deixou que os mouros o fechassem... Agora com tantos restaurantes de fast food que há por Portugal não sei se a chegariam a Pombal quanto mais a Lisboa!
Valdemar Alves