Pelo que li do que a médica diz, grande camarada, tu não tens as diabetes tipo 2, como normalmente acontece quando se adquirem numa idade como a nossa. Por isso, como provavelmente terás que levar injecções então é considerado tipo 1, como os que nascem diabéticos, mas não há que desanimar por ao mudar-se o estilo de alimentação consegue-se evitar outras doenças graves que esta poderá arrastar. No meu caso, agarrava-me à Net e pesquisava o que diz a medicina tradicional e também a alternativa: tal como a naturopatia e holopatia entre outras… Lógico que como peixinhos morremos pela boca, assim diz o povo. Já tive mais conhecimento sobre o assunto, mas como não me tenho envolvido nisto ultimamente, vou navegando no rio do esquecimento… Na família; o meu pai e três irmãos foram diabéticos, com dois ainda vivos. Aqui o grande problema são as pessoas não conseguirem levar o respectivo programa a sério para o resto da vida… então recorre-se à conveniência da droga que na realidade não cura, simplesmente controla os sintomas, tais como dores etc., etc. … Não deixando estes de causar efeitos secundários! Diabetes é uma doença considerada moderna assim como o estilo de alimentação do homem o é também. Sabemos que o pâncreas, por diferentes razões incluindo a sua própria auto-rejeição alérgica é glândula mais envolvida. O pâncreas (rejeita); deixa de ter a habilidade de produzir a hormona de nome insulina. A grande missão da insulina no corpo, é como se fosse uma chave mágica a abrir as células da absorção, da glicose do corpo, rica em vitaminas minerais, ácidos essenciais entre muitas outras substâncias que é o alimento/glicose que nos vai alimentar o corpo… Logo que a insulina não é produzida com regularidade, essa glicose ou seja o açúcar que o corpo foi buscar aos alimentos, para ser usado como alimento celular, passa a circular na circulação sanguínea causando mil e um problemas nos órgãos do corpo, incluindo a predisposição ao estado de coma que, segundo dizem, sente-se doçura antes de se cair nela!
Aconselho também a adquirir-se uma tabela de glicemia na Net e seguir uma alimentação de produtos com teor ‘glicémico’ baixo… quando se diz baixo quer dizer que a velocidade de absorção seja a mais baixa possível. Acabar duma vez por todas com os alimentos processados - os alterados pelo homem, muito em especial o que derivar de farinhas refinadas; tudo o que venha em latas, pacotes e caixas. Agora dirão com certeza que, sem essas coisas, nada mais se tem para comer!? Mentira! - Alimentos vivos – os que foram empacotados por Deus, encontram-se por todo lado… Esses é que são os verdadeiros, tais como: vegetais, legumes, frutas e se possível, todos biológicos. Frutas, comidas sempre com casca depois de bem lavadas, porque a casca vai reduzir a velocidade de assimilação e a frutose, ou seja a qualidade do açúcar da fruta, o qual como qualquer alimento, com açúcar ou não, passará ao estado glicose que é o açúcar que o corpo modificou, com os sucos gástricos e a bile do fígado entre outras, para só assim poder ser absorvido pelas células.
Ao entrarem num supermercado invertam a equação dos valores alimentares com outros alimentos. Ex., Dos 100% das compras gastem de 60 a 80% nas verduras e frutas e os 40% no resto que foi processado; alterado pelo homem… diria que ao compra-se esses produtos alterados, seria mais para dar o gosto à comida do que outra coisa… Fugir de tudo o que seja frito; para se fugir ao colesterol; usar óleos de peixe, ou azeite puro sem nunca ser fervido, para não serem hidrogenados com a fervura, como o óleo das farturas nas feiras que tem um cheiro característico de ter sido fervido muitas vezes…é simplesmente horrível para a saúde cardiovascular! Morte à vista, camaradas, não tenham dúvidas.
Nozes, amêndoas, sementes tragáveis de todo o género logo não sejam processadas etc., etc.
O que mando aqui, foi um pequeno resumo do meu conhecimento não pesquisei nada para o fazer. Isto não é mais do que o meu básico conhecimento como homem leigo que me considero, não percebo nada de nada, simplesmente tenho curiosidade em saber o “porquê” das coisas…
A oportunidade, hoje, de se aprender é a mais avançada e única de sempre! Amanhã, outras coisas se dirão! (…) No link em baixo, podem ver uma tabela a qual deve ser estudada para uma melhor compreensão.
Não esqueçam, quanto mais baixo o número do índice de absorção melhor…
Saúde a todos!
Instrucoes: depois de abrirem o link....
Na barra da esquerda clicar, “edição portuguesa” ao abrir clicar em “MEDICAL", depois em "artigos médicos dos vários aparelhos”. Clicar em "Doenças metabólicas... (diabetes etc.)". Clicar depois no “Porque engordamos o que é o índice do açúcar” ao meio em cima aonde fala no Miguel e Gaspar... Leiam que vale a pena. Aqui há muito para se ler... Boa leitura.