terça-feira, 20 de abril de 2010

Pela nossa saúde…

...oOo...
Nota minha: este artigo é dedicado aos colegas em que o estado de saúde deixa muito a desejar, como o Carlos no seu artigo - "Saúde «em Baixa»!",  da Companhia, nos dá entender: Oxalá vá este artigo meu, ao encontro dos interesses de alguns de vós. Como é difícil conseguir-se todas as substanciais essenciais dos alimentos nos dias de hoje; é recomendável recorrermos aos suplementos das ervanárias. Como podem ver na foto, estes são alguns dos que tomo regularmente além duma alimentação equilibrada. Pelo nome podem ver a importância de cada suplemento, muito em especial para a nossa idade. Por detrás estão as folhas do resultado dos testes médicos de laboratório, que faço uma vez ao ano. Vitamina D e Potássio são os únicos elementos de que careço.
1. DIFICULDADE DE PERDER PESO
O QUE ESTÁ FALTANDO: gorduras essenciais e vitaminas.
ONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão, além de suplementos específicos.


2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade, trata-se de um desequilíbrio entre potássio, fósforo e sódio.
ONDE OBTER: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes e acelga.

3. COMPULSÃO A DOCES
O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo.
ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre e cenoura.

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA
O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio.
ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos.
ONDE OBTER: coalhada, iogurtes e similares.

6. MEMÓRIA RUIM
O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol.
ONDE OBTER: lecitina de soja e gema de ovo.

7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)
O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo.
ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno.
ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras e gelatina.

9. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: Ómega 3 e 6.
ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite

10. DEPRESSÃO, ANGÚSTIA, DESÂNIMO, TRISTEZA, RAIVA
O QUE ESTÁ FALTANDO: Dinheiro, meu filho. Dinheiro!
ONDE OBTER: Se você descobrir, avise-me

6 comentários:

Unknown disse...

Comentando-me a mim próprio;
Quando se fala de coisas sérias a malta não liga puto!
Não sei se valerá escrever destas coisas!?
Ao que parece já alguém dizia logo que não seja bola e garinas o melhor será pregar no deserto ou então aos peixinhos à Santo António.
Que dizem vocês meus ingratos?
Saúde!

Piko disse...

AMIGO LEIRIA:

Claro, que tudo quanto diga respeito a temas como a saúde, a importância não tem limites e nas nossas idades há que ter cuidados redobrados...
Penso que a maioria de nós faz isso, sem esquecer, entretanto, que nenhum de nós irá escapar a uma morte anunciada e quanto a mim, tem todo o cabimento ter isso presente, na medida em que poderemos ajudar-nos a nós próprios, não esperando que os outros façam de "nossos médicos", porque são nossos amigos, enquanto nós por "casmurrice" e por outros defeitos que não vou aqui citar, decidimos não partilhar com a família, com os amigos e até com a sociedade as coisas belas e bonitas, que todos, sem distinção, têm dentro de si, esgotando-se dia a dia, hora a hora, com mesquinhices e egoísmos que tinham nos caixotes do lixo um lugar tão a propósito...
Falando da saúde física, fico grato pelas indicações, embora todos estejamos avisados de que a alimentação deverá ser diversificada, comer pouca quantidade para durar mais tempo, caminhar regularmente, ou praticar outras actividades físicas de acordo com a idade e não pôr de lado um bom filme e as boas peças de teatro que por cá se fazem, ler os livros de que gostamos e que são a grande riqueza que no seu conjunto acumulamos ao longo das nossas vidas...
E ter consciência de que já vivemos a parte maior, mas que é possível, com inteligência, saborear com outro gosto os belos momentos que ainda iremos encontrar nos restos das nossas vidas!
São estes os meus desejos para todos com quem tenho tido a felicidade de me relacionar ao longo da vida e neste grupo ENORME o LEIRIA tem lugar cativo!... BEM HAJAS!
PIKÓ

Anónimo disse...

Amigo Leiria
Não sei porque os outros Comentadores habituais não se manifestaram, mas talvez não ande longe da verdade se disser que os produtos naturais, vendidos nas casas da especialidade, por cá, são quase um assalto á nossa carteira, eu já por lá tenho passado, e só falta ficar lá coiro e cabelo, e como o Amigo planta aí uma quantidade grande de frascos vais ver que o pessoal se assustou, e começou a pensar que lá se vai a pensão.
Um abraço
Virgilio Miranda

Anónimo disse...

Amigo Leiria,

Venho sobre o art.1:
Para perder peso: ao encher a "mula" pensem aos que desejariam ter o que voce dixa no prato.

Num restaurante Yéménite, o servidor dizia (voces Ocidentais comem por vicio)

Comer para viver e nao viver para comer. Nao queiram tambem substituir a barriga pelo que nao tem no cérebro.

Quelfes

Valdemar Marinheiro disse...

Andava o meu Pai há muitos a ser alimentado por uma sonda há mais de um ano, por os cobaltos quimiótrapia lhe ter queimado a carne, por causa do Cancro e ter sido sujeito a várias operações para reimplantação. Quando lhe tiraram a sonda e mandaram-no comer tudo em liquido.
Tinha copiado como as Enfermeiras lhe faziam os Pensos.
Foi à Farmácia e gastou M de dinheiro e começou a comer brutas caldeiradas e vá de 48 kg já ía nos sessenta e dois, quando a Enfermeira o mandou comer mas com cuidado, o meu irmão ao ouvir aquelas recomendações ficou preocupadissimo e perguntou-lhe a razão porque o estava a mandar comer com cuidado.
O meu Irmão contou-lhe o que o meu Pai fazia a que ela respondeu. Há senhor Agostinho: você podia ter morrido. Prontamente o meu Irmão já aliviado respondeu:- Ainda bem Senhora Enfermeira se ele não tivesse arriscado se calhar já tinha morrido à fome.
Sigo; e comigo resulta, o método do consagrado médico do Porto Fernando Póvoas: comer à vontade e com cerca de 2 horas de Marcha por dia perde-se 3 quilos por mês.
Já sei que vou levar na cabeça do Tintinaine.- Dirá o que é isso de calcarrear duas horas!!!
A saúde é um bem precioso, mas sentar-nos à mesa e comer-mos livremente compensa o possivel esforço.
Ó Artur vais ter de maandar uns trocos para um dia destes podermos visitar a Farmácia de produtos Naturais lá no Centro da Povoa de Varzim. IN MADE TINTINAINE SAILOR FUZILEIRO.
Como podes constatar é içlusória pensar-se que as tropas não estãó operacionais.
Não sei se será aconselhável mandar mais medicamentos já não deve ter onde os meter!!!

Unknown disse...

Concordo plenamente com o que dizem quanto ao preço dos produtos da ervanária. Possivelmente quando for para a reforma não vou ter a possibilidade da sua aquisição, no entanto como o vou podendo fazer, acho ser uma forma de se investir em nós próprios: a nossa saúde.
Quanto ao viver-se para se comer em vez do contrário como o Quelfes refere isso é doença de da maior parte da população, incluindo eu que muitas vezes não fujo à regra, no entanto não há nenhuma que ao comer não pense no bem ou mal que me possa fazer. Muito em especial no que toca ao índice de glicemia, que tem a ver com a velocidade em que os alimentos são absorvidos no intestino delgado. É sabido que quanto mais lenta for a absorção melhor – para isso há que recorrer-se aos alimentos não processados, os tais “carbohidratos” simples, e trocá-los pelos compostos, ou seja, os que se encontram no seu estado integral: sem alterações, composições para criar sabor, para a preservação e/ou outras químicas com diferentes finalidades nos alimentos etc., etc. Digo isto porque na nossa idade, as diabetes entre outros problemas, quase estão garantidos, a não ser que se venham a atrasar com dietas combinadas e adequadas. Mais uma vez, como exemplo, escolher o pão integral, a boroa e tudo o seja o mais natural possível em vez do pão de farinha refinada, que vale menos do que zero no seu valor nutricional, com agravante de forçar o pâncreas, a despejar insulina na circulação sanguínea para regular o açúcar do sangue que o pão branco vai criar, que ainda é pior do que o próprio açúcar! Pode-vos parecer estranho o que vos digo, mas com a Net pode-se pesquisar tudo isto. Basta escrever na barra do Google Índice de glicemia e lá vem tudo com a tabela dos alimentos bons e maus para a saúde…
Saúde a todos!