quinta-feira, 8 de abril de 2010

O maior português de sempre...

Podem chamar-lhe
 todos os nomes...« menos»...
 corrupto ou ladrão

Outros tempos, outra gente... ou a consciência cívica de fiel gestor dos dinheiros públicos

Ao mudar-se para o palacete de São Bento, adaptado e decorado por Raul Lino, Salazar manda instalar dois contadores: um para a energia do rés-do-chão (zona de trabalho oficial), a ser paga pelo Estado, outro para a do primeiro andar (zona de residência oficial), a ser saldada por si. O mesmo se passava com a água, o combustível e os telefones.
Alguém com a mesma responsabilidade é capaz de fazer isso hoje?

4 comentários:

Piko disse...

Amigo Leiria:

O meu bom amigo sabe muito bem que o homem de Santa Comba foi considerado um péssimo político por outras razões e não por ser uma pessoa equilibrada nos gastos e na forma simples como vivia, como esse exemplo que dá dos contadores separados e outros contados por gente próxima.
Mas analisado politicamente, o homem tinha pés de barro, a começar por se manter no poder sem ir para eleições, como se o território fosse dele, não dando liberdade e possibilidade a este povo de se expressar e evoluir, tendo-nos atrasado algumas dezenas de anos de grande parte dos países do Ocidente Europeu e culmina com a teimosia de avançar para uma guerra colonial, um erro histórico e que é da sua inteira responsabilidade e que nós, que por lá andamos, sabemos do que estamos a falar... Morreu muita gente boa de um lado e do outro e semearam-se ódios que nada resolveram e vai demorar umas décadas a sarar as feridas que se abriram...
Amigo Leiria, podemos e devemos conversar com ponderação e saber enfrentar também com elevação os momentos menos bons do nosso portuguesismo, ou como lhe queiramos chamar, porque se tivemos momentos bons na nossa história, o contrário também foi verdade e há que perceber que temos de ir em frente e agora somos nós que estamos cá e amanhã serão os que nos virão substituir...
Claro, que também gostaria que o meu país, exercendo a Democracia, tivesse à frente pessoas democratas competentes e SÉRIAS, mas por aquilo que vamos escutando, há um DÉFICE de SERIEDADE muito elevado e aí tenho de dar a mão à palmatória...
UM ABRAÇO!
PIKÓ

Valdemar disse...

O que é bom hoje amanhã é mau!... Vasco da Gama o Homem que para sempre mudou o destino da Ásia é na India/Sri Lanka considerado UM BANDIDO!... Pois este mesmo Homem é para nós, não apenas um herói, mas UM HERÓI IMORTAL!... Portanto os historiadores que tomem conta do recado de julgarem o Salazar (e não nós!) mas entretanto e pessoalmente não poderia estar mais de acordo com o autor deste trecho e tenho a certeza que uma boa parte da população portuguesa também o está... Em 1968 quando assentei praça na Marinha tinha orgulho em sêr português... Recentemente apareceu nos mídia em Portugal um resultado de um inquérito em que uma grande maioria dos portugueses preferiam sêr espanhóis (incluindo o Saramago)... Com "este granel todo" tenho a certeza que o nosso Homem está dando voltas na sepultura e não me resta outra alternativa senão pedir A SALAZAR QUE VOLTE E QUE PONHA ESTE NOSSO PORTUGAL E OS PORTUGUESES EM ORDEM!
Valdemar Alves

Anónimo disse...

Todos nos sabemos que SALAZAR bateu um record , que é longe de ser igualàvél (tomou um comboio 43 anos atrazado).Outros records foram batidos no seu " reinado ". Se este HOMEM nao tivesse passado por nos , hoje voces nao teriam o prazer de ler ou escrever todo o mal que fala-mos Dele.

Anónimo disse...

Todos nos sabemos que SALAZAR bateu o record dos comboios atrasados ( 43 anos ) e foi este todo o mal, a metade do tempo teria sido o ideal para termos atingido um nivel enviado por muitos.

Quem nao se lembra do Gal. Humberto Delgado ( o homem que disse que se fosse éleito " os homens de saias nao mandariam mais.

Sim Salazar hoje deve de ser uma ventoinha dentro do caixao, e nos continuamos a votar em corruptos.