domingo, 24 de abril de 2011

Esfarrapados...!

 ..ooo...oOo...ooo..
Realizou-se no passado dia 17 de Abril o encontro número 9 dos combatentes do ultramar, englobando, como é óbvio, todos os ramos das Forças Armadas; por isso talvez, se deva o facto de conseguirem casas cheias como as fotos atestam. No seu todo encontramos, como convidado de honra vindo de Portugal pela terceira vez o Coronel Faustino Alves Lucas Hilário, mais maçarico do que a maioria dos filhos da escola uma vez que nasceu e m 1946.
Na foto em cima temos a mesa de honra com o coronel a discursar ao centro, cercado de outras individualidades para o evento convidadas; incluindo o Monsenhor Eduardo Resendes, segundo da esquerda, capelao dos Esfarrapados em Angola nos dias da amargura.

Na foto em cima à esquerda, temos o Cônsul-geral de Portugal Dr. Júlio Vilela.  

Nesta foto os três elementos do centro são pai e dois filhos portugueses que estão inseridos num regimento canadiano de tropa escocesa que, como se denota na foto, o uso da saia faz parte do uniforme. Curiosamente, ao conversarmos com a mãe dos mais jovens e esposa do menos jovem, disse-nos que por debaixo daquelas saias não existe mais nada senão aquilo que Deus lhes deu. Bem a direita temos o impulsionador número 2 Bento de São José.     

Vista parcial da sala, com os esfarrapados e suas familias.

Mais umas palavras de apreço do coronel sobre os feitos da boa gente presente, e não só, que sofreu na carne as agruras duma guerra, a qual não teve razão de ser.

Nesta pode-se ver os marujos presentes a complementar o ramalhete dos esfarrapados, incluindo o escriba que já conheceis. O elemento à estrema direita, de nome José Mário, tem sido além de mestre-de-cerimónias, o Senhor número UM destes imbróglios que nos vão tocando a todos.

Nesta temos outro ângulo dos Briosos da Briosa sem o escriba porque se escapuliu da formatura.

Em Honra e Glória dos Esfarrapados

Forma bélica de se comemorar…
O que no além-mar outrora nos calhou.
Enquanto vivos, devemo-nos juntar,
Para desta forma também festejar…
O sentimento que ainda não mudou!

Bem-haja! 

2 comentários:

Tintinaine disse...

Que te aconteceu com as fotografias que ficaram tão pequeninas que tiveste que as desfocar para a gente as poder ver?
Nunca me tinha acontecido de clicar numa foto para obter zoom e ela encolher-se toda a um cantinho que quase nem se vê!!!!!!!!!

Valdemar disse...

Realmente... As fotos encolheram.
Valdemar Alves