quinta-feira, 1 de julho de 2010

Astúcia política e não só…


Hoje é feriado nacional em honra do nascimento deste grande país, Canadá, há 143 anos atrás. São vezes sem conta que a rainha vem gastar o dinheiro de todos nós nas suas visitas reais. No entanto, embora simbólico quanto ao poder inglês no Canadá, muitas pessoas não concordam com a monarquia nos dias de hoje, pela razão do necessário sustento exorbitante da mesma. Eu por mim digo que, concordaria se lhe fosse a atribuída uma missão realista tal como; a responsabilidade que cabe a um presidente da república, que é reger os princípios e direitos da constituição em vez do parasitismo balofo. Acorda, Cavaco…



Na foto o Primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper que vai sendo o chefe dum governo minoritário pela segunda vez consecutiva, a vender o seu peixe nas cerimónias do dia do Canadá. Assim é que eu gosto, porque num governo destes são todos os partidos a governar, obrigando o PM a baixar a bola nas tomadas de posição mais drásticas e abusivas. Bendita seja… porque os governos só sabem fazer o que mais prejudica o povo. Que raiva!  


Esta é mais uma cena tirada da TV, assim como todas as outras, que infelizmente a sua qualidade deixa muito a desejar, mas evitou-me a sujeição em dispará-las ao vivo, no meio de tanta bagunça, seguro de que as minhas costas não veriam cacete, sendo melhor assim do que nada. Não sou repórter da cidade como o Virgílio e, também pelo que pagam, apesar de merecerem mais e melhor, repito que é melhor assim do que nada. O artigo vem tarde, mas ao notar que alguns de vós falaram sobre este imbróglio canadiano senti-me na obrigação de chutar qualquer coisa também. 


Como se observa na foto em cima, o prejuízo além 1,2 bilhão de dólares gastos foi tremendo, ainda com a agravante do desprestígio aos olhos do mundo, para a imagem do Canadá. Muita tinta e muitos casos de tribunais irão correr até que algo de concreto venha a tona. Ah grandes advogados que tereis chorudos salários por muitos e belos tempos parte da conta que o Zé vai pagando… acreditem que ainda há mais! Se há!  


Direi até, que todo este show de força e poderio, não passou de um treino para a polícia local e de outras províncias que totalizou quase os 10 mil! Um exagero para os que pacificamente iriam demonstrar, mas ao que parece, há grupos vindos de outros países que são barras nestes protestos.

Não há ninguém que concorde com o gasto excessivo; a forma como foi planeado e muito menos o local escolhido; prejudicando todas as almas boas e más destas paragens sem excluir a minha e a dos meus.

Astuciosamente apreciem agora a forma como as facetas más da política são suplantadas com acontecimentos de conotação positiva; como o Canadá Day no dia de hoje... Quem não lembra o futebol no tempo do Salazar, que era puro elixir para minimizar os efeitos maléficos da sua política de imposição.    

1 comentário:

Tintinaine disse...

Sabia que mais cedo ou mais tarde este artigo aqui apareceria. Tu falas e a gente vai aprendendo.