sexta-feira, 26 de março de 2010

Surprise! Surprise…!

...oOo...
… Aos olhos de outrem, como nação, fazemos
agora parte do mundo!

Não temos que agradecer aos honorários professores da cátedra, por que esses não têm passado de escribas dumas histórias tipo sebenta de trazer por casa, para que os feitos Lusos sejam reconhecidos no além fronteiras…

História, acerca da pátria em causa, se a querem ler teremos que recorrer a autores estrangeiros que vão pintando a nossa invejável história dos séculos XV e XVI como quem pinta em abstracto uma manta de retalhos, mas estes ao fazê-lo pelo menos vão-nos inserindo no mosaico global das nações…

Dizia-se nos anos 60 do recente século extinguido, que Portugal não passava duma província espanhola algures junto ao mar e que os seus habitantes não passavam de simples lacaios da coroa de Castela e; que não passavam duns ciganos de tez bronzeada!

Não era para menos, porque a nossa lusitanidade foi sempre pertence, aos olhos estranhos, duma Espanha que para nós, tem sido de maus ventos e piores casamentos…

Foram os bons e não tão bons tratados causadores de tudo o que era ocidente, descoberto e por descobrir, passaria a ser propriedade dos senhorios de Espanha, claro que, como o nosso torrão pátrio lhes foi roubado, houvera por isso, sempre a necessidade de se lhes prestar vassalagem!

Como é mais do que conhecido nos dias hoje, num simples anúncio comercial a nível internacional, se lá estiver o espanhol o português jamais lá terá cabidela, lógico também, porque a América é/era por excelência uma nação de craveira a qual vive fronteiras - meias com países hispânicos em vez da hipotética possibilidade lusa… mas isso são ventos passados da história.

Aquando em 1966 na Alemanha, por casualidade entabulava conversa com um germânico e ao perguntarem-me qual a minha nacionalidade; exclamavam: “Oh! Eusébio! Benfica! Lissabon…!”Nem mais amigos; foi este SENHOR talvez o primeiro a ajudar a colocar Portugal no mundo das Nações!

Mais tarde, neste Canada onde vivo, e por altura das competições de envergadura máxima futebolística, tínhamos o nosso Ronaldo espalhado por tudo o que era propaganda no meio dos mais altos craques da famigerada modalidade! Nem mais amigos; é este MENINO que nos dias de hoje, ajuda também a “prantar” Portugal no mundo das Nações!

Amanhã, o Ronaldo debaixo da alçada dos espanhóis, provavelmente com o seu status em decadência não irá ter o mesmo lugar de “lime light”entre os melhores que o mundo reconhece… Oxalá! Oxalá; esteja eu redondamente enganado e ele me perdoe por esta conotação… Nem mais amigos; precisamos DELE para ajudar a “inserir” a nossa bandeira, a mais linda, entre todas o que é nação…

Não! Não gosto que seja um Zé Sócrates com a sua política desastrosa a dar a conhecer ao mundo que, afinal Portugal sempre é um País bonito bem juntinho ao mar e que não é espanhol, mas independente e com fronteiras delineadas há mais de 8 séculos; as mais antigas do mundo!

Graças ao Bom Deus e aos heróis acima mencionados, excluindo o Zé, que ao dar-me com a nossa bandeira bem discreta entre as grandes neste “billboard”, me inspirou a colocar no papel/blogue estas humildes palavras, as quais vêem do coração…

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu que sou um péssimista sobre o rumo que o nosso País tem seguido, sinto-me mais reconfortado ao ler estas palavras do Amigo, e levando-me ver,que ainda há algumas coisas boas a que nos podemos ir agarrando enquanto o barco não se afunda completamente.
Um abraço
Virgilio Miranda