quinta-feira, 26 de maio de 2011

Finalmente uma boa notícia!

Ciência e Investigação



Portugueses lançam nova máquina contra
                               o cancro da mama, 18/01/2011


Consórcio europeu liderado por portugueses lançou uma nova máquina que pode revolucionar a prevenção e detecção do cancro da mama. Os primeiros protótipos foram instalados em Coimbra e Marselha.

É uma máquina inovadora a nível mundial, acaba com a ineficácia e o desconforto das mamografias, foi concebida por um consórcio internacional liderado por investigadores portugueses e os primeiros dois protótipos já estão instalados na Universidade de Coimbra e no Hospital Universitário de Marselha.


Chama-se Clear PEM Sonic e íntegra pela primeira vez as tecnologias PET (tomografia por emissão de positrões, isto é, exame imagiológico de medicina nuclear) e de ultras sons (eco grafia), o que permite detectar tumores com apenas 1mm ou 2 mm, que estão numa fase inicial, quando o PET clássico não visualiza tumores com menos de 10 mm e tem uma sensibilidade 10 vezes menor.


A taxa de falsos resultados positivos atinge os 60% a 70% nas mamo grafias actuais por raios X ou por eco grafia, com particular incidência nas mulheres mais jovens, o que obriga a fazer biopsias. Por outro lado, o método de diagnóstico mais usado, por raios X, expõe as mulheres a radiações elevadas e é doloroso, por implicar alguma compressão da mama.


Baixa radioactividade


Na Clear PEM Sonic o exame dura apenas cinco minutos, implicando a injecção no sangue da paciente um composto de glicose com baixa radioactividade conhecido por 18-FDG. Como as células cancerígenas consomem mais açúcar, um tumor não maligno não fixa a glicose, o que é identificado pelo detector de radiação do aparelho.


O projecto nasceu no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, através da experiência "Crystal Clear", e é coordenado por João Varela, investigador do CERN, professor do Instituto Superior Técnico (Lisboa) e presidente da PETsys, empresa criada para desenvolver a nova máquina. Em Coimbra, o protótipo da nova máquina está instalado no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), um dos parceiros nacionais do projecto. Os outros incluem a PETsys, centros de investigação das universidades de Coimbra, Porto e Lisboa, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), o Taguspark e o Hospital Garcia de Orta (Almada).


Além do CERN e do Hospital Universitário de Marselha, os parceiros estrangeiros são a Universidade de Milão e a empresa francesa Supersonic Imagine.

4 comentários:

Páscoa disse...

Finalmente, Aleluia!
Estamos tão fartos de Politiquices que os Media Portugueses nos enfiam pelos olhos e ouvidos a toda a hora, que notícias destas só as sabemos, vindas do outro lado do Oceano e são estas boas notícias que nos vão enchendo de orgulho, mostra-nos que há Portugueses sem Pálas!
Vivam os nossos Investigadores!
Um Abraço

Anónimo disse...

Tal como o Páscoa, também eu estou cansado de tanto negativismo que tem assolado Portugal, fico satisfeito de ver notícias como esta em que o Português é enaltecido pelo seu trabalho.
Um abraço
Virgílio

edumanes disse...

Não samos inferiores aos outros, temos capacidade, no campo da investigação e desenvolvimento tectológico, bem como em todas outras áreas da ciência.
é pena que a política contribua para o seu fraco desenvolvimento, portuanto a esta lhe dão mais valor.
Para o densenvolvimento de um país, é necessária uma política de qualidade, e não uma qualquer política "à rasca", como se verifica actualmentos em Portugal.
Nesta campanha, ainda, não ouvi dizer a nenhum dos políticos com assento parlamentar, como resolver o problemos de listas de espera, para os vários tipos de cirurgias, em quem muitos portugueses, infelizmente, se encontram.
Sabem, no entanto, fazer acusações uns aos outros. Arrogantes, mentirosos, larápios. etc...ect...e tal..!

Bom fim de semana
Eduardo.

Piko disse...

Perfeitamente de acordo! Trata-se duma boa notícia a juntar a outras que não são divulgadas... Esta, claro, é das grandes, porque é mais um pequenino passo para ajudar a combater males que ninguém merece... Acho, todavia, que existe uma vontade generalizada de fazer passar uma certa mediocridade e basta ver alguns dos programas diários nas TV's que se destinam ao choradinho que já vem de longa data... E têm muitos seguidores, mas espremidos estes programas não levam a lado nenhum... Mas enfim!... Para contrariar, de vez em quando, o nosso amigo Artur lá "descobre" estas boas notícias, sinal de que está atento ao que se vai passando por cá e pelo mundo... Um abraço para o Canadá e para o resto do mundo!