sábado, 11 de setembro de 2010

O Doutor Omnisciente e Camões!

Camões, rogai por nós!
Por Manuel Luciano da Silva, Médico


Camões, no teu imortal poema, “Os Lusíadas”, composto por dez cantos, somando 1102 estrofes (de 8 versos cada ) num total de 8816 versos, dedicaste APENAS UM VERSO AOS PORTUGUESES DA AMÉRICA!

Camões, não te parece que isso foi mesmo a menosprezar-nos? Não acreditas? Vejamos no teu Sétimo Canto a estrofe número 14:

Mas em tanto que cegos e sedentos
Andais de vosso sangue, ó gente insana,
Não faltarão cristãos atrevimentos
Nesta pequena casa lusitana:
De África tem marítimos assentos;
É na Ásia mais que todas soberana;
Na quarta parte nova os campos ara;
E se mais mundo houvera lá chegara!

Camões, é assim que descreveste em prosa os portugueses espalhados pelo mundo:

Mas ó insana (alucinada) gente: enquanto andais assim cegos e sedentos (sequiosos) do vosso (próprio) sangue (como é o de irmãos), não hão de faltar arrojos cristãos nessa pequena casa (pequeno reino) português: Tem Portugal de África (em África) assentos (colónias) marítimas; é na Ásia mais soberano do que todos; na nova e quarta parte do mundo (na América) cultiva os campos; e, se mais mundo houvesse, lá chegariam (os seus soldados e navegadores.)

O mundo de então estava dividido em quatro partes: Europa, África, Ásia e no novo continente da América. América era a parte que MENOS interessava a Portugal!

Camões, se entre 8816 versos, dedicaste APENAS UM aos portugueses da América, isso foi como um PROGNÓSTICO do DESPREZO que os Reis e Rainhas de Portugal assim como os Governantes durante um século da República Portuguesa têm dedicado aos emigrantes portugueses nos Estados Unidos e Canadá! Qual é a categoria em que nos têm classificado? Zero? Não! De tolos!!! Porquê? Porque os emigrantes no Canadá e nos Estados Unidos ainda estão a mandar para Mãe Pátria MAIS DE UM MILHÃO DE DÓLARES POR DIA! As remessas que os emigrantes portugueses espalhados pelas quatro partidas do mundo, ainda estão a mandar POR ANO para Portugal é muito maior do que as verbas que Portugal recebe da União Europeia!
Roga por nós!
Camões, “se lá no assento etéreo onde subiste” – no dia 10 de Junho de 1580 – “e a tua memória te consente” do único verso que escreveste a nosso respeito (luso-americanos), ROGA A DEUS que nos dê melhor sorte e aos nossos descendentes do que aquela que os Governantes de Portugal nos têm dado até agora. Se conseguires esse milagre ficarás remido do pecado que cometeste para connosco! Ámen!

Nota minha: http://www.dightonrock.com/ Esta é a hiperligação do “site” dum Grande Senhor, o mais patriota que a Mãe-Pátria, que como filho, tem a honra de possuir! De nome: Dr. Manuel Luciano da Silva!
Não me canso de visitar o site deste humilde mas omnisciente Senhor.
Como patriota que também me quero e sinto, leio e releio os seus artigos de pesquisas, as quais vem elaborando há mais de quatro décadas, nas terras dos Corte reais, sobre a audaciosa epopeia do Sangue Luso! Os meus ensejos vão para que alguém com dignidade e responsabilidade saiba um dia, segurar e repassar tão valioso bastão!...

Bem-haja Dr. Luciano

Sem comentários: