quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Coisas Descabidas!


Por Artur/Leiria
Com certeza que muitos de vós camaradas, da passada vivência dos anos quarenta, deve conhecer o madeirense Joe Berardo; uns dos homens mais ricos em Portugal presentemente! Como podem apreciar nas fotos inseridas, demonstrando a extravagância dum homem com dinheiro! Estas são algumas estátuas, entre centenas da arte chinesa, numa quinta que ele tem em Bombarral. Quando pela minha primeira vez a visitei, entrada gratuita, curiosamente perguntei a uma cachopa funcionária na sua loja de vinhos: quem era tal homem para mim misterioso, respondeu-me com esta versão. José Berardo, nascido na madeira nos anos quarenta como nós, com a tropa e a África à sua espera, pediu ao pai para o ajudar na compra dum barco para fugir à tropa em Portugal. O pai concorda e ajuda-o, metendo-se este à sorte por esse mar fora e, ao que parece vai parar à África do Sul. Aí encontra uma mina de ouro abandonada a qual despertando-lhe curiosidade e interesse compra-a por tuta e meia e passa ele a explorá-la. Tem sucesso na sua exploração e com dinheiros adquiridos da dita passou a investi-los em hotéis e acções em grandes companhias a nível mundial. Se estou ou não correcto não sei. Simplesmente passo a palavra que me foi transmitida. Mais ainda, é me dito que, só no transporte das estatuas da China para Portugal o custo foi duma módica quantia de 6 milhões de euros. Não sei se será possível pesquisar algo acerca da vida deste homem na Net mas em todo caso é coisa que pretendo fazer logo tenha tempo e paciência porque acho ser de extraordinária relevância! Direi que valerá a pena dar uma visita à quinta, porque é bom ver tão descabido mas belo empreendimento!

Sem comentários: