segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Remembrance Day...





...o0o...
Por Artur/Leiria
Como as fotos atestam, fomos um punhado de jovens da terceira idade, que prestamos homenagem aos mortos de todas as guerras, muito em especial, as que vão flagelando a humanidade desde o princípio do século passado. Foi uma cerimónia tocante, que ainda fez mexer com o nosso sentir de heróis que o fomos e ainda somos.
Oxalá, os homens se pudessem entender duma vez por todas e acabar com estas guerras horríveis, que tanto sofrimento traz ao povo sofredor do qual, geneticamente e não só, fazemos parte. Mas é mais do que sabido que a imperfeição do homem, jamais deixará que da terra se faça o paraíso…
Oxalá, mais uma vez, que as gerações vindouras consigam fazer melhor do que as nossas fizeram; mas no meio de toda esta imperfeição o mundo surpreendentemente vai andando…. sabe Deus como!
Neste dia, entre centenas de cerimónias em todo Canadá, esta decorreu em frente ao Parlamento do Ontário, onde o primeiro-ministro do Ontário discursou entre oficiais da mais alta patente dos três ramos das forças armadas no activo e na aposentação.
Pode-se observar o estandarte do combatente da nossa Comissão de Encontros do Ontário, assim como a coroa de flores da mesma organização junto à coroa do Consulado Português do Ontário.
Por último, o ajuntamento de alguns dos elementos numa churrasqueira bem ao estilo da Bairrada; a alimentar os corpos-vivos que ainda labutam no dia-a-dia nestas terras frias mas de coração quente e acolhedor.

Sem comentários: